Sapadores Florestais |
O Decreto Lei é o 38/2006 de 20 de Fevereiro. Actualmente a AFL, em parceria com as Câmaras Municipais, tem 6 equipas de Sapadores Florestais.
Com base na avaliação das necessidades dos concelhos da sua área de intervenção, a Associação Florestal do Lima propôs:
Esta avaliação surge da, cada vez maior, consciencialização da necessidade de apostar na prevenção e protecção das áreas florestais.
Apesar dos esforços desenvolvidos, esta Associação não tem conseguido dar resposta a todas as necessidades existentes na área de intervenção em termos de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Da constatação desta necessidade, surgiu a parceria entre a AFL e as respectivas Câmaras Municipais das áreas geográficas abrangidas, entidades com as quais esta associação mantém protocolos de cooperação com vista à constituição de novas equipas de sapadores florestais. Esta estratégia tem por objectivo dotar os municípios com um conjunto de equipas que permitam fazer uma defesa efectiva da floresta contra os incêndios, uma vez que uma só equipa tem dificuldades em obter resultados significativos em áreas de intervenção tão extensas como as verificadas actualmente. Deste modo, a AFL procederá à redefinição da área de intervenção das equipas actuais aquando da aprovação pela AFN das novas equipas.
Funcões das Equipas de Sapadores FlorestaisAcções de silvicultura preventiva |
ZIF
As Zonas de Intervenção Florestal são áreas territoriais contínuas e delimitadas, constituídas maioritariamente por espaços florestais, submetidas a um Plano de Gestão Florestal e a um Plano Específico de Intervenção Florestal e geridas por uma única entidade.
|
|
Ler mais... |
Fogo Controlado
O Fogo controlado é uma importante ferramenta da Silvicultura Preventiva, que consiste no uso do fogo sob condições, normas e procedimentos previamente definidos no Plano de Fogo Controlado. |
|
Ler mais... |
Sapadores Florestais
O Decreto Lei é o 38/2006 de 20 de Fevereiro. Actualmente a AFL, em parceria com as Câmaras Municipais, tem 6 equipas de Sapadores Florestais. |
|
Ler mais... |
Notícias
Desmarcação da Assembleia Geral da AFL a 27 de Março 2020 |
Na sequência da situação de alerta epidemiológico relacionada com o novo Coronavírus (COVID-19) e tendo por base as orientações e recomendações das autoridades, evitando-se nomeadamente deslocações e concentrações de pessoas, impõe-se um adiamento da mencionada reunião para data que vier a ser considerada mais conveniente.
Decisão esta que encontra suporte legal no art.º 18 do Decreto-Lei n.º 10-A/2020 de 13 de Março, que refere que as assembleias gerais das associações que devam ter lugar por imposição legal ou estatutária, podem ser realizadas até 30 de Junho de 2020.
Nestas circunstâncias, comunica-se que fica desmarcada a reunião da Assembleia Geral prevista para o próximo dia 27 de Março, a qual será reagendada para nova data a designar oportunamente.
Ponte de Lima, 17 de março de 2020
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral Joaquim Orlando Lima Cerqueira
Atendimento ao Público Considerando o nível de alerta em que Portugal se encontra relativamente ao COVID-19 e como reforço das medidas preventivas de propagação do vírus, informamos que o atendimento ao público na Associação Florestal do Lima será feito exclusivamente por telefone ou email.
Telefone: 258 944 103 E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
Obrigado pela compreensão. |
