Sapadores Florestais |
O Decreto Lei é o 38/2006 de 20 de Fevereiro. Actualmente a AFL, em parceria com as Câmaras Municipais, tem 6 equipas de Sapadores Florestais.
Com base na avaliação das necessidades dos concelhos da sua área de intervenção, a Associação Florestal do Lima propôs:
Esta avaliação surge da, cada vez maior, consciencialização da necessidade de apostar na prevenção e protecção das áreas florestais.
Apesar dos esforços desenvolvidos, esta Associação não tem conseguido dar resposta a todas as necessidades existentes na área de intervenção em termos de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Da constatação desta necessidade, surgiu a parceria entre a AFL e as respectivas Câmaras Municipais das áreas geográficas abrangidas, entidades com as quais esta associação mantém protocolos de cooperação com vista à constituição de novas equipas de sapadores florestais. Esta estratégia tem por objectivo dotar os municípios com um conjunto de equipas que permitam fazer uma defesa efectiva da floresta contra os incêndios, uma vez que uma só equipa tem dificuldades em obter resultados significativos em áreas de intervenção tão extensas como as verificadas actualmente. Deste modo, a AFL procederá à redefinição da área de intervenção das equipas actuais aquando da aprovação pela AFN das novas equipas.
Funcões das Equipas de Sapadores FlorestaisAcções de silvicultura preventiva |