Get the Flash Player to see this player.
Flash Image Rotator Module by Joomlashack.
Image 1 Title
Image 2 Title
Image 3 Title
Image 4 Title
Image 5 Title

AFL

Área de Intervenção

Galeria de Imagens

JSN ImageShow - Joomla 1.5 extension (component, module) by JoomlaShine.com

Certificação Florestal

logo_acfml_webb.jpg

Opinião

Como classifica o site da Associação Florestal do Lima
 

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook
Notícias
Trilho das Duas Paróquias - 1ª Caminhada na ZIF de Ponte da Barca
trilhozif_pb_web.png
A Associação Florestal do Lima (AFL), em conjunto com o Agrupamento de Escuteiros 396 - Vila Nova de Muía, está a organizar uma caminhada pelo "Trilho das Duas Paróquias" que se irá realizar no dia 30 de Outubro (Domingo), pelas 9:00, com ponto de encontro na Junta de Freguesia de Vila Nova de Muía, onde será inaugurada uma exposição fotográfica.

Esta acção resulta de uma candidatura ao Instituto Português da Juventude, e pretende “inaugurar” o trilho, promovendo uma acção de limpeza à medida que se percorre o mesmo. Irão ser distribuídos sacos para que seja recolhido o lixo encontrado. Quem quiser participar deverá usar o formulário disponível no endereço:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFh5dS12OVZzYzhweGRpYzE4bExGenc6MQ
ou enviar um email para Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail com os dados necessários.

Esta acção está aberta a todas as idades, tanto às populações locais, bem como a todos os interessados. Inserida no ano internacional das florestas, a AFL espera que com mais esta iniciativa conjunta se contribua para preservar os valores culturais e do património, movendo interesses ambientais, do desporto e do turismo, que interessa potenciar. Estes interesses, aliados à defesa da floresta contra incêndios, são alguns dos objectivos que estão na origem da criação da Zona de Intervenção Florestal de Ponte da Barca, criada em 2009 abrangendo 2505 hectares, e 10 Freguesias.
 
1ª Caminhada na ZIF de S. Lourenço - "Da Serra ao Rio"
A Associação Florestal do Lima (AFL), entidade gestora da Zona de Intervenção Florestal (ZIF) de São Lourenço em conjunto com o Município de Ponte de Lima e as Juntas de Freguesia de Serdedelo, Fornelos, Gondufe e Ribeira, está a organizar uma CAMINHADA pela ZIF denominada “Da Serra ao Rio” no dia 15 de Outubro (Sábado), pelas 9:00. Esta acção resulta de uma candidatura ao Instituto Português da Juventude (IPJ), e pretende “divulgar” parte do que se pretende venha a ser o trilho de São Lourenço, promovendo uma acção de limpeza à medida que se percorre o mesmo. Está previsto fazer uma reportagem fotográfica  sobre este este trabalho. O projecto pretende dinamizar os valores culturais, ambientais e a economia da região fomentando o turismo, valor em potência e a explorar nessa zona.
A caminhada tem início na Armada, passa por São Lourenço e Sta Catarina e termina na igreja da Ribeira. Haverá transporte para os participantes a partir da Rotunda do Cristo-Rei.

Para participar deve prencher o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.
 

Obtenha mais informações sobre o percurso AQUI
 
 
Plano de Gestão Florestal da ZIF do Monte de Roques aprovado
O PGF da Zona de Intervenção Florestal (ZIF) do Monte de Roques foi aprovado ficando assim esta ZIF dotada de mais um instrumento importante.

Como já referimos anteriormente, os Planos de Gestão Florestal (PGF) são instrumentos que permitem aos proprietários uma planificação das acções com vista ao desenvolvimento dos recursos florestais, bem como à melhoria dos rendimentos das suas explorações. Estes Planos são necessários para se aceder aos fundos públicos do sector florestal, como é o caso dos fundos do PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural.


A ZIF do Monte de Roques abrange cerca de 3336 hectares nas freguesias de Carvoeiro, Deão, Deocriste, Geraz do Lima (Santa Leocádia), Geraz do Lima (Santa Maria), Mujães, Portela Susã, Subportela, Vila de Punhe, Vila Franca e Vila Fria, num total de aproximadamente 500 proprietários aderentes. Se é proprietário na área da ZIF do Monte de Roques e pretende mais informações contacte a AFL.

 
ZIF de Ponte de Lima tem mais árvores
 zifpl_calvelo001.jpg
No passado sábado, 26 de Março, decorreu na Zona de Intervenção Florestal (ZIF) de Ponte de Lima, mais propriamente na freguesia de Calvelo, a plantação de uma área ardida de 6 ha, tendo contado com a participação de cerca de 80 voluntários. Entre estes estiveram presentes técnicos e sapadores florestais da Associação Florestal do Lima, Presidente, Vereadores e técnicos do Município de Ponte de Lima, elementos do SEPNA, Escuteiros, aderentes à ZIF, presidente e elementos da J. F. de Calvelo, proprietários e produtores florestais e população em geral.
Mesmo com o tempo chuvoso que se fez sentir foram plantadas bétulas, nogueiras, cerejeiras, carvalhos, faias e pinheiros bravos, num total de quase 6000 plantas, em 3 horas. Com esta acção pretendeu-se sensibilizar a população para a importância do ordenamento florestal com vista à recuperação do potencial produtivo de áreas ardidas.
Organizada pela Junta de Freguesia de Calvelo com a colaboração da Associação Florestal do Lima, entidade gestora da ZIF de Ponte de Lima, e do Município de Ponte de Lima, a plantação foi dinamizada no âmbito da II Semana da Floresta que decorreu em Ponte de Lima, estando também enquadrada nas actividades do Ano Internacional das Florestas, que se comemora em 2011.
Agradecemos a todos os voluntários que participaram nesta acção e à J. F. de Calvelo o agradável e recheado lanche de pataniscas e rojões.
Veja mais fotos da plantação na Galeria do site da AFL e também na nossa página do Facebook.
 
A AFL no Facebook
 facebook_logo.jpg  A Associação Florestal do Lima está agora no Facebook. Com o objectivo de aumentar a proximidade com os nossos associados/clientes e com todos os interessados pela nossa actividade foi criada a página da AFL no facebook. Nesta página, para além das notícias que publicamos no nosso site, serão divulgadas informações e eventos de âmbito florestal e que se relacionem com a nossa actividade. Acompanhe-nos e dê-nos o seu feedback.
 
 
<< Início < Anterior | 11 | Seguinte > Final >>

Resultados 91 - 95 de 95