Get the Flash Player to see this player.
Flash Image Rotator Module by Joomlashack.
Image 1 Title
Image 2 Title
Image 3 Title
Image 4 Title
Image 5 Title

AFL

Área de Intervenção

Galeria de Imagens

JSN ImageShow - Joomla 1.5 extension (component, module) by JoomlaShine.com

Certificação Florestal

logo_acfml_webb.jpg

Opinião

Como classifica o site da Associação Florestal do Lima
 

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook
Notícias
Ação de promoção da ZIF de Monte de Roques
programa_zifmr_8fev2012

A Associação Florestal do Lima (AFL) iniciou, em 2005, esforços no sentido da constituição de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF) e, apesar de todas as dificuldades e condicionalismos inerentes a um processo de organização de centenas de proprietários florestais em torno de objetivos comuns e de partilha da gestão florestal, a AFL viu os seus esforços recompensados, sendo atualmente a entidade gestora de 6 ZIF. Entre estas está a ZIF do Monte de Roques, criada em 2009, que conta com cerca de 500 proprietários aderentes.

Superada a fase de constituição e de elaboração dos principais elementos estruturantes iniciou-se o trabalho no terreno com o objetivo inicial de redução do risco de incêndio.

Num momento em que o país vive numa situação de dificuldade e de baixa auto estima, entendemos ser relevante a divulgação de casos de sucesso, principalmente num sector estratégico para o país como é a floresta. Deste modo, no próximo dia 8 de fevereiro de 2012 irá decorrer uma ação de promoção da ZIF do Monte de Roques como exemplo de ações concertadas no novo modelo de gestão florestal partilhada, para a qual se convidam todos os aderentes a estarem presentes.

A iniciativa terá início com uma ação de reflorestação por sementeira no logar da Boavista, em Geraz do Lima (Santa Leocádia), seguindo-se a apresentação do trabalho desenvolvido, às 11:30, na Sede da Junta de Freguesia de Deocriste, sendo finalizada com uma visita à ZIF.
 
O Eurico foi à escola
O Eurico foi à escola

O Eurico, a mascote da floresta, visitou entre os passados dias 16 e 23 de janeiro de 2012 todos os Jardins de Infância e Escolas Básicas do Agrupamento Vertical de Escolas António Feijó, em Ponte de Lima. Os alunos da Feitosa à Gandra, Ribeira, Trovela, Ponte de Lima, Serdedelo, Rebordões (Souto) e Rebordões (Santa Maria) tiveram assim um dia diferente, dedicado à floresta.
Estas atividades, que visam sensibilizar os mais pequenos para a importância da floresta e da sua proteção, pretendem ainda dar a conhecer algumas das espécies de fauna e flora características da região e também as atividades e pessoas que nela trabalham.
A visita do Eurico é sempre motivo de alegria para os mais pequenos, marcando este dia na sua memória.

 
Plantar a Padela - Uma Família, Uma Árvore
umafamiliaumaarvore.jpg

A Padela Natural levará a cabo, no próximo dia 28 de Janeiro de 2012, uma ação de reflorestação no Monte da Padela. Esta iniciativa vem na sequência do projecto iniciado no ano transato e que visa a reflorestação de diferentes áreas do Monte da Padela.

Nesta iniciativa estarão de mãos dadas a população em geral, escuteiros, organizações ambientais, escolas e entidades oficiais. A concentração está prevista para as 14 horas, na Senhora da Conceição em Barroselas. Daí, os voluntários partirão para o 'Chão da Rita', local da plantação que ardeu no útimo Outono, onde terão duas centenas de árvores de espécies autóctones para plantar.

Com o lema 'Uma Família, Uma Árvore' a associação Padela Natural Associação Promotora convida todos os cidadãos a aderir a esta iniciativa, comparecendo munidos de uma pá ou sachola, e assim preencherem a sua tarde de sábado com uma ação de defesa e promoção do meio ambiente. Além disso, ajudará a diminuir a sua pegada ecológica e poderá adotar ou apadrinhar uma ou mais árvores.

Junte-se a esta iniciativa e ajude a preservar o meio ambiente. Participe e traga a família!
 
O Eurico vai à escola
eurico_escola_2.jpg
Entre os próximos dias 16 e 23 de Janeiro de 2012 o Eurico, a mascote da floresta, irá visitar os alunos do Agrupamento Vertical de Escolas António Feijó, em Ponte de Lima.
Esta iniciativa visa sensibilizar a população mais jovem para a importância da preservação dos espaços florestais e para o valor económico da floresta, decorrendo nos seguintes dias e locais:

Dia 16: JI e EB1 de Ponte de Lima;
Dia 17: EB1 de Ponte de Lima;
Dia 18: JI e EB1 de Rebordões Souto e JI do Trovela;
Dia 19: JI da Ribeira, JI de Serdedelo e EB1 da Ribeira;
Dia 20: JI e EB1 da Gandra;
Dia 23: JI da Feitosa, JI de Rebordões Santa Maria e EB1 da Feitosa.
 
Trilho das Duas Paróquias - 1ª Caminhada na ZIF de Ponte da Barca
trilhozif_pb_web.png
A Associação Florestal do Lima (AFL), em conjunto com o Agrupamento de Escuteiros 396 - Vila Nova de Muía, está a organizar uma caminhada pelo "Trilho das Duas Paróquias" que se irá realizar no dia 30 de Outubro (Domingo), pelas 9:00, com ponto de encontro na Junta de Freguesia de Vila Nova de Muía, onde será inaugurada uma exposição fotográfica.

Esta acção resulta de uma candidatura ao Instituto Português da Juventude, e pretende “inaugurar” o trilho, promovendo uma acção de limpeza à medida que se percorre o mesmo. Irão ser distribuídos sacos para que seja recolhido o lixo encontrado. Quem quiser participar deverá usar o formulário disponível no endereço:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFh5dS12OVZzYzhweGRpYzE4bExGenc6MQ
ou enviar um email para Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail com os dados necessários.

Esta acção está aberta a todas as idades, tanto às populações locais, bem como a todos os interessados. Inserida no ano internacional das florestas, a AFL espera que com mais esta iniciativa conjunta se contribua para preservar os valores culturais e do património, movendo interesses ambientais, do desporto e do turismo, que interessa potenciar. Estes interesses, aliados à defesa da floresta contra incêndios, são alguns dos objectivos que estão na origem da criação da Zona de Intervenção Florestal de Ponte da Barca, criada em 2009 abrangendo 2505 hectares, e 10 Freguesias.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 82 - 90 de 90