Get the Flash Player to see this player.
Flash Image Rotator Module by Joomlashack.
Image 1 Title
Image 2 Title
Image 3 Title
Image 4 Title
Image 5 Title

AFL

Área de Intervenção

Galeria de Imagens

JSN ImageShow - Joomla 1.5 extension (component, module) by JoomlaShine.com

Certificação Florestal

logo_acfml_webb.jpg

Opinião

Como classifica o site da Associação Florestal do Lima
 

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook
Notícias
Combate às invasoras lenhosas na Quinta de Pentieiros
inv_lenhosas.jpg
'As invasões biológicas são consideradas uma das principais ameaças à biodiversidade.'

Neste sentido, a Escola Profissional de Ponte de Lima e a Associação Florestal do Lima irão promover o combate às invasoras lenhosas na Quinta de Pentieiros. A ação terá lugar no dia 16 de Março, entre as 9:30 e as 16:00h.

Esta atividade visa contribuir para o aumento do conhecimento sobre invasões biológicas e simultaneamente contribuir para a resolução deste problema ambiental.

Se pretende participar nesta atividade, só tem de entrar em contacto com as entidades organizadoras. A sua participação é gratuita, sendo no entanto necessário proceder à respetiva inscrição.

Para aceder ao cartaz da atividade clique AQUI.
 
Seminário 'Segurança na utilização das máquinas agrícolas/florestais'
Seminario_UtilMaquinas
Tendo em conta os riscos que o trabalho com máquinas comporta, irá realizar-se no próximo dia 17 de Março de 2012, às 9h30 no Auditório Municipal de Ponte de Lima, o Seminário 'Segurança na utilização das máquinas agrícolas/florestais', que se assume como um espaço de discussão e alerta para segurança no trabalho florestal e agrícola.

Esta iniciativa conjunta da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, Câmara Municipal de Ponte de Lima, Associação Florestal do Lima e COOPALIMA surge integrada na III Semana da Floresta e contará, na parte da tarde com uma exposição de alguns dos dispositivos de segurança mais importantes e ainda serão proporcionadas algumas situações mais vulgares de acidentes, finalizando com um verde de honra que será oferecido a todos os participantes.
Para conhecer o programa completo do seminário clique AQUI.
 
Criação da ZIF Lima Vez
Logo_ZIF_LV
Foi criada pelo Presidente da Autoridade Florestal Nacional, através do Despacho n.º 3/2012/ZIF, de 10 de Fevereiro de 2012, a Zona de Intervenção Florestal (ZIF) de Lima Vez.

A Associação Florestal do Lima (AFL) é a entidade gestora desta ZIF, a 7ª a ser criada no Minho, que abrange 23.015 hectares e engloba vários prédios rústicos das freguesias de Aguiã, Arcos de Valdevez (São Salvador), Cendufe, Guilhadeses, Jolda (Madalena), Jolda (São Paio), Miranda, Monte Redondo, Padreiro (Salvador), Padreiro (Santa Cristina), Parada, Prozelo, Rio Cabrão, Rio de Moinhos, Rio Frio, Santar, Senharei, Souto, Tabaçô, Távora (Santa Maria), Távora (São Vicente) e Vila Fonche no concelho de Arcos de Valdeveze as freguesias de Arcos, Arcozelo, Bárrio, Bertiandos, Brandara, Cabração, Calheiros, Cepões, Estorãos, Fontão, Labruja, Labrujó, Moreira do Lima, Refóios do Lima, Rendufe, Sá, Santa Comba e Vilar do Monte no concelho de Ponte de Lima.

O processo contou com a colaboração do Núcleo Fundador da ZIF, Câmaras Municipais de Ponte de Lima e Arcos de Valdevez, dos Presidentes de Junta de Freguesia e Párocos, órgãos administradores dos baldios e proprietários florestais aderentes à ZIF.

A todos expressamos o reconhecimento pelo importante apoio prestado a este projecto.
 
ZIF do Monte de Roques em atividade
A Associação Florestal do Lima (AFL) realizou no passado dia 8 de Fevereiro uma ação de promoção da Zona de Intervenção Florestal (ZIF) do Monte de Roques.
A manhã começou com as crianças da Escola EB1 de Geraz do Lima (Santa Leocádia), que se reuniram num dos locais afetados pelos incêndios de 2010 e, com o apoio do Eurico - a mascote da floresta, promoveram uma ação de sementeira em conjunto com a Junta de Freguesia e alguns proprietários. Mais tarde reuniram-se na Junta de Freguesia de Deocriste proprietários florestais aderentes à ZIF e várias entidades do setor florestal, onde foi feita uma apresentação dos trabalhos promovidos pela AFL no ano de 2011.
ZIFMR08Fev_01
Durante o ano de 2011 atuou-se nas freguesias de Carvoeiro, Deocriste, Geraz do Lima (Santa Leocádia), Geraz do Lima (Santa Maria) e Portela Susã, numa área total de 99 hectares em que se promoveu o controlo de vegetação espontânea em povoamentos florestais e matos, e podas em povoamentos. Além disso, em 2011 foi criada uma Equipa de Proteção e Preservação do Ambiente, que realiza trabalhos de silvicultura preventiva em aglomerados populacionais, caminhos florestais, bem como a vigilância aos incêndios na ZIF do Monte de Roques. Ainda no decorrer do mesmo ano foi implementado e inaugurado um trilho pedestre na ZIF, que percorre as freguesias de Vila de Punhe, Vila Franca, Subportela e Mujães.
ZIFMR08Fev_02ZIFMR08Fev_03
Todos os intervenientes nas atividades deste dia foram unânimes ao afirmarem que os projetos que têm vindo a ser realizados na ZIF são importantes para o futuro da floresta. No entanto, há ainda um longo caminho a percorrer, de forma a melhorar a gestão das propriedades florestais e a agilizar o acesso a fundos.

Já no final da manhã reuniram-se em caravana algumas dezenas de pessoas que percorreram as áreas intervencionadas em 2011, possibilitando-se assim o contacto com o trabalho realizado no terreno, que é exemplificativo do que irá continuar a ser feito durantes os próximos anos, de acordo com o planificado.
 
Ação de promoção da ZIF de Monte de Roques
programa_zifmr_8fev2012

A Associação Florestal do Lima (AFL) iniciou, em 2005, esforços no sentido da constituição de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF) e, apesar de todas as dificuldades e condicionalismos inerentes a um processo de organização de centenas de proprietários florestais em torno de objetivos comuns e de partilha da gestão florestal, a AFL viu os seus esforços recompensados, sendo atualmente a entidade gestora de 6 ZIF. Entre estas está a ZIF do Monte de Roques, criada em 2009, que conta com cerca de 500 proprietários aderentes.

Superada a fase de constituição e de elaboração dos principais elementos estruturantes iniciou-se o trabalho no terreno com o objetivo inicial de redução do risco de incêndio.

Num momento em que o país vive numa situação de dificuldade e de baixa auto estima, entendemos ser relevante a divulgação de casos de sucesso, principalmente num sector estratégico para o país como é a floresta. Deste modo, no próximo dia 8 de fevereiro de 2012 irá decorrer uma ação de promoção da ZIF do Monte de Roques como exemplo de ações concertadas no novo modelo de gestão florestal partilhada, para a qual se convidam todos os aderentes a estarem presentes.

A iniciativa terá início com uma ação de reflorestação por sementeira no logar da Boavista, em Geraz do Lima (Santa Leocádia), seguindo-se a apresentação do trabalho desenvolvido, às 11:30, na Sede da Junta de Freguesia de Deocriste, sendo finalizada com uma visita à ZIF.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 73 - 81 de 85