Get the Flash Player to see this player.
Flash Image Rotator Module by Joomlashack.
Image 1 Title
Image 2 Title
Image 3 Title
Image 4 Title
Image 5 Title

AFL

Área de Intervenção

Galeria de Imagens

JSN ImageShow - Joomla 1.5 extension (component, module) by JoomlaShine.com

Certificação Florestal

logo_acfml_webb.jpg

Opinião

Como classifica o site da Associação Florestal do Lima
 

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook
Notícias
Atividades da III Semana da Floresta
Entre os passados dias 17 e 24 de Março decorreu a III Semana da Floresta de Ponte de Lima, durante os quais se realizaram várias ações com vista à sensibilização da população para a importância da floresta.
Dinamizada através do Gabinete Técnico Florestal de Ponte de Lima e Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos com a colaboração da Associação Florestal do Lima, Lions Clube de Ponte de Lima, Coopalima e Escola Profissional de Ponte de Lima, esta foi das edições que registou uma maior participação.

Neste contexto a Associação Florestal do Lima (AFL) pôs em prática a compensação da própria pegada ecológica, compensando os recursos e materiais energéticos usados na sua atividade através da plantação de várias espécies florestais em áreas das freguesias de Fornelos e Serdedelo.
pegada.jpg
Pegada Ecológica da AFL
minizif.jpg
Inauguração da Mini-ZIF

Além disso, esta foi a altura escolhida para se inaugurar a Mini-ZIF de São Lourenço, projeto que se encontra em implementação em parceria com o Centro Educativo do Trovela, sendo cedida uma parcela de terreno pela Câmara Municipal de Ponte de Lima. O mesmo pretende incutir aos mais jovens p espírito e os princípios que estão na base da criação das Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), nomeadamente a gestão florestal partilhada e a defesa da floresta, tornando-as “responsáveis” pela gestão de uma porção de terreno e das espécies arbustivas ou arbóreas presentes.
Houve também lugar ao controlo de espécies exóticas no Parque Florestal da Quinta de Pentieiros, executada por alunos da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima com o apoio técnico da AFL.

controloinvasoras.jpg
Controlo de espécies exóticas

 
Trilho S. Martinho de Outeiro - 15 Abril 2012

logo_trilho_zif_sstl.png

A Associação Florestal do Lima (AFL), em conjunto com a Junta de Freguesia de Outeiro - Viana do Castelo, levou a cabo a implementação de um trilho pedestre designado de "Trilho de São Martinho de Outeiro". Enquadrado na Zona de Intervenção Florestal (ZIF) da Serra de Santa Luzia, o trilho percorre a freguesia de Outeiro, dando a conhecer agradáveis áreas rurais e florestais, assim como um vasto património natural e patrimonial.

Neste sentido, e em jeito de inauguração do trilho, será realizada uma caminhada pelo mesmo no próximo dia 15 de Abril de 2012, pelas 8:30 horas, cujo ponto de partida e chegada será o Museu do Pão.

Todos os interessados em participar na caminhada deverão inscrever-se no formulário abaixo. A participação é gratuita e também será disponibilizado almoço a quem o pretender, tendo um custo de 4€, que será servido no parque de merendas.

A AFL espera que com mais esta iniciativa conjunta se contribua para preservar os valores culturais e do património, movendo interesses ambientais, do desporto e do turismo, que interessa potenciar. Estes interesses, aliados à defesa da floresta contra incêndios, são alguns dos objectivos que estão na origem da criação da Zona de Intervenção Florestal da Serra de Santa Luzia, criada em 2011.

Contacte a AFL para mais informações ou aceda a www.aflima.pt

 
III Semana da Floresta
Plantação de espécies autóctones, colocação de placas identificativas de espécies, um Workshop e um percurso pedestre, são algumas das principais ações a realizar na semana de 17 a 24 de março, no âmbito da III Semana da Floresta de Ponte de Lima.

A decorrer entre os dias 17 e 24 de Março, as atividades são dinamizadas através do Gabinete Técnico Florestal de Ponte de Lima e Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos com a colaboração da Associação Florestal do Lima, Lions Clube de Ponte de Lima, Coopalima e Escola Profissional de Ponte de Lima.

Para conhecer o programa de todas as atividades aceda à Página do Município .


 
Seminário 'Floresta - As oportunidades do uso múltiplo'
Promovido pela Forestis - Associação Florestal de Portugal, irá decorrer no próximo dia 22 de Março de 2012, pelas 14:00 horas, no Parque de Exposições de Braga e integrado na AGRO 2012 - Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, o Seminário 'Floresta: As oportunidades do uso múltiplo'.

Tendo em vista o debate da importância da floresta potenciada pelo seu uso múltiplo e a contribuição que as associações florestais têm tido neste domínio, o seminário contará com a presença do Diretor Nacional para a Gestão Florestal, que enquadrará o tema.

A inscrição no seminário dará acesso gratuito à Feira Agro 2012.
Obtenha mais informações relacionadas com o evento na página da Forestis, onde poderá aceder ao programa e à ficha de inscrição.
 
Combate às invasoras lenhosas na Quinta de Pentieiros
inv_lenhosas.jpg
'As invasões biológicas são consideradas uma das principais ameaças à biodiversidade.'

Neste sentido, a Escola Profissional de Ponte de Lima e a Associação Florestal do Lima irão promover o combate às invasoras lenhosas na Quinta de Pentieiros. A ação terá lugar no dia 16 de Março, entre as 9:30 e as 16:00h.

Esta atividade visa contribuir para o aumento do conhecimento sobre invasões biológicas e simultaneamente contribuir para a resolução deste problema ambiental.

Se pretende participar nesta atividade, só tem de entrar em contacto com as entidades organizadoras. A sua participação é gratuita, sendo no entanto necessário proceder à respetiva inscrição.

Para aceder ao cartaz da atividade clique AQUI.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 73 - 81 de 89